terça-feira, 2 de abril de 2019

Como surgiu o Dia do Índio?


Foi em 2 de junho de 1943 que o então presidente da República, Getúlio Vargas, decidiu instituir a data de 19 de abril como o Dia do Índio. O Decreto-Lei número 5.540, que criou a celebração, foi baseado no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México em 1940. A medida está registrada no Diário Oficial da União da época.

Apesar desse reconhecimento, pouco sabemos da rica história que os primeiros habitantes do território brasileiro têm para contar. Estudiosos afirmam que, quando os europeus chegaram ao Brasil, os índios já habitavam a América do Sul há mais de 10 mil anos.
De acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, no entanto, os atuais integrantes da população indígena estão longe de viver apenas nas ocas e tribos isoladas como antigamente. Dados mostram que hoje em 80,5% dos municípios brasileiros existe pelo menos um indígena.
Hoje em dia muitos povos indígenas sofrem  com o fato de não poderem circular como antes da invenção das cidades, das fronteiras, do mundo dos brancos.
Cerca de 55% da população indígena vive na chamada Amazônia Legal. Essa região abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão.  
Referência:
www.ebc.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário