sexta-feira, 16 de agosto de 2019

História de Sorocaba


A história de Sorocaba tem início em 1599. Don Francisco de Souza, governador-geral do Brasil (entre 1591 a 1602), ainda acreditando na existência de ouro, esteve na região e levantou o pelourinho " símbolo do poder real na Nova Vila de Nossa Senhora da Ponte de Mont Serrat. Em 1654, o capitão Baltazar Fernandes mudou-se para a região com a família e escravaria e fundou um povoado, ao qual deu o nome de Sorocaba que na linguagem Tupi-Guarani significa "Terra Rasgada". Sorocaba com o passar dos anos, devido a sua posição estratégica, tornou-se marco obrigatório para os Tropeiros, eixo econômico entre o Norte, o Nordeste e o Sul.

A cidade, com o fluxo de tropeiros, ganhou uma Feira de Muares, onde brasileiros de todos os Estados reuniam-se para comprar e vender animais. Novos ciclos de desenvolvimento marcaram a história de Sorocaba, incrementando a partir de 1875, com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana.

Indústrias têxteis de origem inglesa instalaram-se na cidade e tornaram-na conhecida como a Manchester Paulista. Foi pelos trilhos da velha Sorocabana que chegou o progresso e logo o pequeno vilarejo desdobrou seu espaço, multiplicou sua população, passou a cidade, chegou a município e acabou investida na condição de Comarca.

O declínio da indústria têxtil fez com que a cidade buscasse novos caminhos e, a partir da década de 1970, diversificou o seu parque industrial, hoje com aproximadamente 1.500 empresas, entre elas algumas principais do país. A história de Sorocaba está presente em edifícios seculares, verdadeiras relíquias da arquitetura, como o Mosteiro de São Bento, com suas paredes de taipa; a Igreja Catedral, a Casa da Marquesa de Santos (Museu Histórico Sorocabano), o Casarão de Brigadeiro Tobias, Estação Ferroviária, entre outros.



Meio Ambiente



Sorocaba é um município Verde Azul, participa do programa do estado que busca tornar o município ambientalmente sustentável. Sorocaba tem 2.800 nascentes catalogadas, sendo que 10% delas estão em áreas de proteção, as restantes paulatinamente estão sendo incluídas no programa de proteção através do contato da prefeitura com os proprietários das áreas. Quanto a mata ciliar, a prefeitura iniciou um programa de proteção de curto, médio e longo prazo. A coleta seletiva passou a ser realidade em 2007, com bons resultados com o trabalho integrado entre prefeitura, diversas cooperativas e ONGs.

As ciclovias também são uma realidade, conta com 56km de ciclovias. A meta é chegar até 120 km até 2012. Além disso foi instalado um bicicletário com 60 bicicletas.

A cidade conta com diversos parques municipais e tem como destaque o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, com mil animais de mais de 300 espécies. É considerado um dos mais completos da América Latina.





















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário