Junho
Ninguém
educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si,
mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire
No mês de junho falamos sobre o que é uma gestão democrática e para o que ela serve.
História
da Democracia:
• “É o governo do povo, para o povo,
pelo povo”. “Governo
do povo” quer dizer governo com um sentido popular; “para o povo” significa que
o objetivo é o bem do povo; “pelo povo” quer dizer realizado pelo próprio povo.
Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes (direta ou
indiretamente por meio de representantes eleitos).
• A Democracia surgiu na Grécia onde
o governo era realmente exercido pelo povo, que fazia reuniões em praça pública
para tratar de vários assuntos e problemas, era a chamada Democracia
Direta. Neste tipo de democracia, as decisões são tomadas em assembléias
públicas. Com o crescimento das populações, as reuniões em praça pública
ficaram impossíveis de acontecer, surgiu, então um novo tipo de Democracia,
a Democracia Representativa, onde o povo se reúne e escolhe – por
meio do voto - os representantes que irão tomar decisões em
seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos
democráticos, também chamado de mandato político.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
DE UMA DEMOCRACIA:
- liberdade individual
- igualdade perante a lei sem distinção de sexo, raça ou credo
- direito ao voto
- educação
- direito ao livre exercício de qualquer trabalho ou profissão
- igualdade perante a lei sem distinção de sexo, raça ou credo
- direito ao voto
- educação
- direito ao livre exercício de qualquer trabalho ou profissão
• Os artigos 14 da Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional e 22 do Plano Nacional de Educação (PNE) indicam que
os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino
público na educação básica obedecendo aos princípios da participação dos
profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a
participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares. Devemos
enfatizar então que a democracia na escola por si só não tem significado. Ela
só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização da
sociedade.
Na Gestão democrática deve haver
compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços
coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e
aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana;
que o Plano Político pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção
coletiva e que além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho
Escolar.
• Gestão democrática nada mais é quando
toda a comunidade se envolve e participa de decisões para melhorar o ambiente
comum.
• Exemplo: Escola,bairro, igreja,
associações e etc.
Quem
faz parte da gestão democrática em uma escola?
• Pais/responsáveis e parceiros da
comunidade.
• Equipe Gestora (diretor,
vice-diretor, PC);
• Professores;
Referências :
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